livro-arte-em-questoes

ARTE EM QUESTÕES
ISABEL A. MARQUES e FÁBIO BRAZIL
EDITORA CORTEZ
2ª EDIÇÃO

 

Este livro compila, revisando, ampliando e acrescendo artigos publicados na coluna Arte e Educação, na coluna Arte & Cultura do site Carta Maior, no ano de 2006. Perguntando e respondendo, respondendo e questionando temas cruciais para a reflexão entre as relações entre arte e educação em diferentes situações de ensino e aprendizagem, os autores postam neste livro uma busca por diálogos que possam se consolidar em práticas significativas de arte em diferentes instituições de ensino, contemplado pela 10ª. Edição do Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo.

 

LINGUAGEM DA DANÇA: ARTE E ENSINO
ISABEL MARQUES
EDITORA DIGITEXTO 

Neste livro, publicado em 2010, Isabel Marques sistematiza os seus últimos 15 anos de atividade docente, artística e de pesquisa. Um olhar sobre a dança e a educação atravessadas pelos princípios de Rudolf Laban e a proposta metodológica da Dança no Contexto. Uma reflexão sobre a dança e suas interfaces com a arte, o ensino e a sociedade. Essa publicação foi contemplada pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2009, indicada para concurso na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e finalista do Prêmio Jabuti 2011.

 
livro-ensino-da-danca-hoje

ENSINO DE DANÇA HOJE: TEXTOS E CONTEXTOS
ISABEL A. MARQUES
CORTEZ EDITORA 
6ª edição

Neste livro, a autora navega pelos mundos da dança e do ensino, tecendo redes não hierárquicas e interfaces entre os conhecimentos da arte e da educação. Dedicado a artistas, professores de dança e profissionais de áreas afins, este livro discute e explora a possibilidade de dançar educando e educar dançando. Em sua sexta edição, este livro foi indicado para concurso público da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e também para concurso da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

 
livro-dancando-na-escola

DANÇANDO NA ESCOLA
ISABEL A. MARQUES
CORTEZ EDITORA
6ª edição

 

 

Lançado pela primeira vez em 2003, neste livro a autora revisita seus artigos publicados entre os anos de 1991-2001, no Brasil e no exterior. Com abordagem teórico prática, busca aprofundar e detalhar discussões relativas a currículo, corpo, história e educação relevantes para difusão de um ensino de dança crítico e transformador. Em 2003, este livro foi indicado para concurso da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

 

INTERAÇÕES: CRIANÇAS, DANÇA E ESCOLA
ISABEL A. MARQUES
COLEÇÕES INTERAÇÕES
Coord. JOSCA ALILINE BAROUKH
EDITORA BLUCHER

Publicado em 2012, este livro integra a coleção Interações direcionada ao diálogo com professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Isabel Marques conversa sobre importância do ensino da dança como linguagem artística nas escolas de Educação Infantil. Com abordagem teórico prática, este livro discute o tema movimento em seus aspectos de funcionalidade e expressividade e da dança como articulação de linguagem na construção de proposições artísticas, trabalhando a proposta metodológica da Dança no Contexto, desenvolvida pela autora.

Textos e artigos para download