Caleidos Cia. de Dança estreia VIA URBIS , espetáculo livremente inspirado nos 14 episódios da Via Sacra

Livremente inspirado nos 14 episódios da Via Sacra, VIA URBIS, espetáculo em trânsito do Caleidos Cia de Dança, se desloca por uma escadaria da Lapa e convida o público a refletir sobre a cidade em que vivemos.


Concebido e produzido durante o período da Quaresma, o espetáculo será apresentado na Semana Santa, de quinta a domingo de Páscoa numa escadaria da Lapa. A apresentação acontece no percurso de uma escadaria e cada uma das 14 cenas, inspiradas nas estações da Via Sacra, propõe um olhar sobre a relação que estabelecemos com as calçadas e com a cidade como um todo.

Mobilidade, segurança, limpeza, cidadania e ocupação do espaço público são discutidos pelo corpo em movimento e a palavra em ação. Poesia e dança contemporânea numa apresentação na qual o público é convidado a participar seguindo um roteiro urbano e a acompanhar o desenvolvimento de uma dramaturgia que coloca a questão da urbanidade – o corpo na calçada e nas escadas – como aquilo que carregamos pelo modo de vida que escolhemos.

VIA URBIS é parte do Projeto LAPA, eu vou a pé do Caleidos Cia de Dança contemplado pelo Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. LAPA, eu vou a pé é um projeto que tem a duração de dois anos e prevê a realização de diversas ações cujo objetivo é estabelecer um diálogo da Cia de Dança com o bairro da Lapa. Por meio de ações públicas de arte, contatos diretos com outros grupos e produtores de arte do bairro, LAPA, eu vou a pé visa a construir uma teia de relações cidadãs que permitam o conhecimento mútuo dos diversos produtores de cultura da Lapa (núcleos artísticos, cias de teatro, escolas, bibliotecas) e ações conjuntas que fortalecem as redes de pertencimento ao espaço urbano e à cidade como um todo.

FICHA TÉCNICA

Direção e coreografia: Isabel Marques
Codireção e dramaturgia: Fábio Brazil
Intérpretes criadores: Katia Oyama, Nigel Anderson, Renata Baima
Preparo corporal: Ana Paula Mastrodi
Produção: Instituto Caleidos/Mobilis Ltda ME

SERVIÇO

VIA URBIS – Espetáculo em trânsito livremente inspirado nos 14 episódios da Via Sacra.
Caleidos Cia. de Dança
Curta temporada de 24 a 27 de março de 2016
Estreia: Quinta-feira, 24 de março de 2016, às 20:30h
Quinta a sábado, às 20:30h, domingo, às 19h
Local: Instituto Caleidos
Rua Mota Pais 213 – Lapa – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis
Informações: (11) 3021-4970 / caleidos@caleidos.com.br / http://www.institutocaleidos.org
Duração: 50 minutos
Classificação: livre